Criando Formas

From Synfig Studio :: Documentation
Jump to: navigation, search
Line 38: Line 38:
 
If you want to manipulate the vertices ''after'' you have created the layers, it is very easy to do so. Just click on one of the layers and have at it. If you want to remove a vertex, right click on it and hit {{Literal|Remove Item (smart)}}. Want to insert a point somewhere? Right click on the segment where you want to insert something and hit {{Literal|Insert item (smart)}}.
 
If you want to manipulate the vertices ''after'' you have created the layers, it is very easy to do so. Just click on one of the layers and have at it. If you want to remove a vertex, right click on it and hit {{Literal|Remove Item (smart)}}. Want to insert a point somewhere? Right click on the segment where you want to insert something and hit {{Literal|Insert item (smart)}}.
  
Se você quer manipular os vértices ''depois'' de criar as camadas, é muito fácil fazê-lo. Apenas clique em uma das camadas e o faça. Se quiser remover um vértice, clique com o botão direito sobre ele e selecione {{Literal|Remove Item (smart)}}. Quer inserir um ponto em algum lugar? Dê um clique direito no segmento que quiser inserir algo e selecione {{Literal|Inserir item (inteligente)}}.
+
Se você quer manipular os vértices ''depois'' de criar as camadas, é muito fácil fazê-lo. Apenas clique em uma das camadas e o faça. Se quiser remover um vértice, clique com o botão direito sobre ele e selecione {{Literal|Remover Item (Smart)}}. Quer inserir um ponto em algum lugar? Dê um clique direito no segmento que quiser inserir algo e selecione {{Literal|Inserir item (Smart)}}.
 +
 
 +
{{Note|Nota|A única diferença entre este modo normal de editar e o modo de construção é apenas como você divide as tangentes — no modo de construção clique com o botão direito na própria tangente. No modo de edição de manipuladores, você deve clicar com o botão direito no vértice em que suas tangentes estão fixadas. Isto pode ser considerado um bug de usabilidade, e será resolvido em breve.}}
 +
 
 +
Pode parecer que isto fará das camadas uma grande bagunça. E sim, se você não estiver utilizando o software da forma certa, é exatamente o que irá acontecer. Mas existe uma forma de escapar da insanidade. Como mencionada no {{l|Doc:Adding Layers|tutorial anterior}}, você pode {{l|encapsulate|encapsular}} camadas em uma hierarquia.
 +
 
 +
Mais uma coisa a ser mencionada antes de terminar. É possível mudar a largura do contorno em cada vértice. Para isto selecione a camada do contorno (NOTA: você deve seleciona a Camada de Contorno, a Camada de Região não tem dados para largura) e movendo os manipuladores roxos. Por padrão, eles não aparecem na tela. Para mudar isto, pressione {{Shortcut|alt|5}} ou clique no botão {{Literal|Mostrar Manipuladores de Largura}}, no topo da janela da tela (o quinto da esquerda para a direita). Repita para escondê-los de novo. Outros coisas que podem ser escondidas podem ser acessadas no {{l|Canvas Menu Caret|Menu de Seta da Tela}}: {{c|View|Show/Hide Ducks}}.
  
  

Revision as of 00:31, 27 June 2010

Languages Language: 

English • español • français • italiano • português • română • русский • 中文(中国大陆)‎

Warning!

This page contains outdated information.

The release of Synfig Studio 0.64.0 introduced new terminology and this translated page needs to be updated according to original English text.

You can help updating this page - see instructions here. Thank you!

warning end


Navigation Navigation:  <<Manual>>


Introdução

Formas básicas como círculos ou retângulos são ótimas, mas um pouco inflexíveis geometricamente. Que tal criar formas mais complexas? Para isto, usamos a Ferramenta BLine.

Ferramenta BLine

No Synfig, o este objeto é chamado BLine. É parecido com o que os outros programas chamam de "path" (caminho), exceto que ela é estritamente uma spline de hermite.

Nota do Tradutor

Segundo a Wikipédia, Splines são "curvas definidas matematicamente por dois ou mais pontos de controle."

Charles Hermite foi um matemático francês do século IX. Uma spline de hermite, é uma curva que utiliza as equações de Charles Hermite no seus cálculos.

Difícil entender, e difícil de traduzir : P

Já o nome BLine, vem de "Belzier Line", ou Linha de Bélzier em português.
note end


Botão de Restaurar Cores na Caixa de Ferramentas
Antes de nós começarmos com o tutorial de BLine, vamos dar uma olhada em algumas notas adicionais sobre como o Synfig funciona. Quando a Ferramenta Bline é selecionada, você verá que os vértices do seu objeto selecionado atualmente (se há algum) irão desaparecer, mas a(s) camada(s) continuarão selecionadas no Painel de Camadas. Isto é normal. Qualquer coisa que for criada com a será inserida acima da camada atualmente selecionada. Lembre-se de que se você quer inserir uma forma em algum lugar, é necessário selecioná-lo antes de clicar na Ferramenta BLine — mudar a seleção depois disto irá automaticamente mudar de volta para a Ferramenta Transformar.

Agora, vá em frente e clique no botão "Reiniciar Cores" no canto inferior esquerdo da caixa de ferramentas, ao lado do seletores de cor de Contorno/Preenchimento. Isto irá reiniciar as cores de volta ao preto e branco. Além disso, selecione um tamanho maior para a largura padrão de linha — 10pt deverão servir.

Depois de mudar para a ferramenta BLine, de uma olhada no Painel de Opções de Ferramenta. Tenha certeza que apenas "Criar Região BLine", "Criar Contorno BLine" e "Conectar Origens" estão marcados.

Clicar com o mouse na tela irá colocar vértices. Enquanto se posiciona um vértice, é possível mudar a sua tangente, arrastando sem soltar o mouse. Faça isso várias vezes, e você criou uma BLine.

Lembre-se que durante esta construção, não existe nada impedindo você de mover um vértice ou uma tangente, se você não gostou de onde os colocou. Sério! Se você quer remover um vértice, clique com o botão direito sobre ele e selecione "Remover Vértice". Quer fechar a BLine? Clique com o botão direito na primeiro vértice e selecione "Fechar BLine".

Creating-shapes-3-bline-region-outline.png

Editando BLines

OK, temos agora uma bela região em branco com um contorno preto espeço. Como marcamos "Criar Região BLine", "Criar Contorno BLine" no passos anteriores, você notará que criamos duas camadas — o Contorno e o Preenchimento no Painel de Camadas. Apesar do fato de serem duas camadas diferentes, os parâmetros de seus vértices foram Conectados — então você pode selecionar qualquer um, mover seus manipuladores, e o outro irá mudar da mesma forma.

If you want to manipulate the vertices after you have created the layers, it is very easy to do so. Just click on one of the layers and have at it. If you want to remove a vertex, right click on it and hit "Remove Item (smart)". Want to insert a point somewhere? Right click on the segment where you want to insert something and hit "Insert item (smart)".

Se você quer manipular os vértices depois de criar as camadas, é muito fácil fazê-lo. Apenas clique em uma das camadas e o faça. Se quiser remover um vértice, clique com o botão direito sobre ele e selecione "Remover Item (Smart)". Quer inserir um ponto em algum lugar? Dê um clique direito no segmento que quiser inserir algo e selecione "Inserir item (Smart)".

Nota

A única diferença entre este modo normal de editar e o modo de construção é apenas como você divide as tangentes — no modo de construção clique com o botão direito na própria tangente. No modo de edição de manipuladores, você deve clicar com o botão direito no vértice em que suas tangentes estão fixadas. Isto pode ser considerado um bug de usabilidade, e será resolvido em breve.
note end


Pode parecer que isto fará das camadas uma grande bagunça. E sim, se você não estiver utilizando o software da forma certa, é exatamente o que irá acontecer. Mas existe uma forma de escapar da insanidade. Como mencionada no tutorial anterior, você pode encapsular camadas em uma hierarquia.

Mais uma coisa a ser mencionada antes de terminar. É possível mudar a largura do contorno em cada vértice. Para isto selecione a camada do contorno (NOTA: você deve seleciona a Camada de Contorno, a Camada de Região não tem dados para largura) e movendo os manipuladores roxos. Por padrão, eles não aparecem na tela. Para mudar isto, pressione Alt5 ou clique no botão "Mostrar Manipuladores de Largura", no topo da janela da tela (o quinto da esquerda para a direita). Repita para escondê-los de novo. Outros coisas que podem ser escondidas podem ser acessadas no Menu de Seta da Tela: "View → Show/Hide Ducks".



Usando uma mesa gráfica para desenhar formas

Outras maneiras de criar BLines


Languages Language: 

English • español • français • italiano • português • română • русский • 中文(中国大陆)‎