Getting Started.pt

From Synfig Studio :: Documentation
Revision as of 21:09, 3 December 2007 by Marcoteles (Talk | contribs) (Introdução)

Jump to: navigation, search
Languages Language: 

English


Introdução

Synfig, como os melhores programas gráficos, quebra os elementos individuais de um canvas (objeto) por layers (camadas). Contudo, ele difere de outros programas de duas maneiras principais:

  1. Um layer(camada)individual no Synfig geralmente representa um único elemento "Primitivo". Isto é, uma área simples,um delineado de uma área, um JPG importado, etc... Isto lhe permite ter uma grande flexibilidade e controle. Não é incomum uma composição de ter centenas de layers(organizados em uma hierarquia para a sanidade do artista, é claro).
  2. Um layer pode ser composto não só de informações por cima da imagem ou abaixo dela, mas também por outras distorções e modificações. sob esse ponto de vista, os layers de Synfig atuam de forma muito semelhante aos filtros do photoshop ou do Gimp. Por exemplo, we temos um Blur Layer, Radial Blur Layer, Spherical Distortion Layer, color-correct layer, bevel layer, etc...

Cada camada tem um conjunto de parâmetros que determinam como ela se comporta. quando você clica sobre um layer (ou em uma janela de propriedades de objeto, ou nos Layers Dialog), você verá esses parâmetros nó diálogo de parâmetros, ouParams Dialog.

layer.png

Synfig Studio tem um recurso de autorecuperação. Se mesmo que ele trave, e o arquivo de trabalaho não foi salvo, ele não perderá os últimos 5 minutos de trabalho.Ao reiniciar ele automaticamente dará a deixa para o usuário recuperar as mudanças não salvas. Infelizmente o histórico ainda não pode ser recuperado.Este recurso virá mais tarde.

Você deve ter ouvido falar que o Synfig Studio é LENTO, tornando-o praticamente inviável em um computador com mais de tres anos de uso.A maior razão para isso é que todos os cálculos de cores são feitos em ponto flutuante--porque o Synfig Studio foi construído para atuar com High-Dynamic-Range. CONTUDO, este não será um problema para sempre.

Há algumas igualmente importantes re-implementatações e optimizações que foram colocadas no plano que devem melhorar a performance do Synfig em todas as plataformas.A meta não é um aumento de 200% de velocidade, mas uma melhora de 2000% na velocidade. Com as otimizações que estão planejadas para implementação, nós habilitaremos para operações tais que possam ser usadas de maneiras que melhoras possam ser realizadas. Isso deverá igualmente preparar o caminho para uma aceleração de hardware usando o potencial dos processadores gráficos atuais, que produzirão resultados que poderão ser melhor mensurados.


Languages Language: 

English