Criando Formas

From Synfig Studio :: Documentation
Jump to: navigation, search
Languages Language: 

English • español • français • italiano • português • română • русский • 中文(中国大陆)‎

Warning!

This page contains outdated information.

The release of Synfig Studio 0.64.0 introduced new terminology and this translated page needs to be updated according to original English text.

You can help updating this page - see instructions here. Thank you!

warning end


Navigation Navigation:  <<Manual>>

Atenção!

Este artigo está em processo de tradução! Você pode ajudar a traduzi-lo, ou revisá-lo. Obrigado pela compreensão. :)
note end


Introdução

Formas básicas como círculos ou retângulos são ótimas, mas um pouco inflexíveis geometricamente. Que tal criar formas mais complexas? Para isto, usamos a Ferramenta BLine.

Ferramenta BLine

No Synfig, o este objeto é chamado BLine. É parecido com o que os outros programas chamam de "path" (caminho), exceto que ela é estritamente uma spline de hermite.

Nota do Tradutor

Segundo a Wikipédia, Splines são "curvas definidas matematicamente por dois ou mais pontos de controle."

Charles Hermite foi um matemático francês do século IX. Uma spline de hermite, é uma curva que utiliza as equações de Charles Hermite no seus cálculos.

Difícil entender, e difícil de traduzir : P

Já o nome BLine, vem de "Belzier Line", ou Linha de Bélzier em português.
note end


Botão de Restaurar Cores na Caixa de Ferramentas
Antes de nós começarmos com o tutorial de BLine, vamos dar uma olhada em algumas notas adicionais sobre como o Synfig funciona. Quando a Ferramenta Bline é selecionada, você verá que os vértices do seu objeto selecionado atualmente (se há algum) irão desaparecer, mas a(s) camada(s) continuarão selecionadas no Painel de Camadas. Isto é normal. Qualquer coisa que for criada com a será inserida acima da camada atualmente selecionada. Lembre-se de que se você quer inserir uma forma em algum lugar, é necessário selecioná-lo antes de clicar na Ferramenta BLine — mudar a seleção depois disto irá automaticamente mudar de volta para a Ferramenta Transformar.

Agora, vá em frente e clique no botão "Reiniciar Cores" no canto inferior esquerdo da caixa de ferramentas, ao lado do seletores de cor de Contorno/Preenchimento. Isto irá reiniciar as cores de volta ao preto e branco. Além disso, selecione um tamanho maior para a largura padrão de linha — 10pt deverão servir.

Depois de mudar para a ferramenta BLine, de uma olhada no Painel de Opções de Ferramenta. Tenha certeza que apenas "Criar Região BLine", "Criar Contorno BLine" e "Conectar Origens" estão marcados.

Clicar com o mouse na tela irá colocar vértices. Enquanto se posiciona um vértice, é possível mudar a sua tangente, arrastando sem soltar o mouse. Faça isso várias vezes, e você criou uma BLine.

Lembre-se que durante esta construção, não existe nada impedindo você de mover um vértice ou uma tangente, se você não gostou de onde os colocou. Sério! Se você quer remover um vértice, clique com o botão direito sobre ele e selecione "Remover Vértice". Quer fechar a BLine? Clique com o botão direito na primeiro vértice e selecione "Fechar BLine".

Creating-shapes-2-bline-construction.png

Digamos, que você têm sua primeira BLine onde queria. Isto é ótimo. Mas você deve ter notado que as camadas não foram criadas ainda. Isto é porque ainda estamos no modo de construção. Existem dois modos de criar as camadas: apenas mudar para outra ferramenta, ou pressionar o botão "Criar", na parte de baixo do Painel de Opção de Ferramntas (o ícone que se parece com uma engrenagem). Por enquanto, apenas vá em frente e clique na Ferramenta Transformar, porque terminamos com a Ferramenta BLine.

Creating-shapes-3-bline-region-outline.png

Editando BLines

OK, temos agora uma bela região em branco com um contorno preto espeço. Como marcamos "Criar Região BLine", "Criar Contorno BLine" no passos anteriores, você notará que criamos duas camadas — o Contorno e o Preenchimento no Painel de Camadas. Apesar do fato de serem duas camadas diferentes, os parâmetros de seus vértices foram Conectados — então você pode selecionar qualquer um, mover seus manipuladores, e o outro irá mudar da mesma forma.

Se você quer manipular os vértices depois de criar as camadas, é muito fácil fazê-lo. Apenas clique em uma das camadas e o faça. Se quiser remover um vértice, clique com o botão direito sobre ele e selecione "Remover Item (Smart)". Quer inserir um ponto em algum lugar? Dê um clique direito no segmento que quiser inserir algo e selecione "Inserir item (Smart)".

Nota

A única diferença entre este modo normal de editar e o modo de construção é apenas como você divide as tangentes — no modo de construção clique com o botão direito na própria tangente. No modo de edição de manipuladores, você deve clicar com o botão direito no vértice em que suas tangentes estão fixadas. Isto pode ser considerado um bug de usabilidade, e será resolvido em breve.
note end


Pode parecer que isto fará das camadas uma grande bagunça. E sim, se você não estiver utilizando o software da forma certa, é exatamente o que irá acontecer. Mas existe uma forma de escapar da insanidade. Como mencionada no tutorial anterior, você pode encapsular camadas em uma hierarquia.

Mais uma coisa a ser mencionada antes de terminar. É possível mudar a largura do contorno em cada vértice. Para isto selecione a camada do contorno (NOTA: você deve seleciona a Camada de Contorno, a Camada de Região não tem dados para largura) e movendo os manipuladores roxos. Por padrão, eles não aparecem na tela. Para mudar isto, pressione Alt5 ou clique no botão "Mostrar Manipuladores de Largura", no topo da janela da tela (o quinto da esquerda para a direita). Repita para escondê-los de novo. Outros coisas que podem ser escondidas podem ser acessadas no Menu de Seta da Tela: "View → Show/Hide Ducks".

Usando uma mesa gráfica para desenhar formas

Se você tem uma mesa gráfica é possível usar a Ferramenta Desenhar para criar BLines.

O Synfig Studio tem suporte a pressão, mas você precisa configurá-lo primeiro. Vá em "File → Input Devices..." no menu da Caixa de Ferramentas. Ache sua mesa no diálogo Input e mude seu modo para "Screen".

Agora pegue sua caneta, crie um novo projeto e clique no botão da ferramenta Desenhar, na Caixa de Ferramentas. Mude o valor largura padrão da linha para um valor grande o suficiente — digamos 15pt — caso contrário você não notará nenhum efeito de pressão. Escolha marrom como a cor padrão de preenchimento.

Nota

Os passos anteriores devem ser feitos com a caneta da sua mesa gráfica, e não com o mouse. O Synfig Studio grava as definições para cada dispositivo independentemente. Isto porque se você determinar estas opções com o mouse, não haverá nenhuma diferença quando mudar para a mesa gráfica.
note end

Tenha certeza de ter as mesmas opções no Painel de Opções de Ferramenta que as mostradas na imagem abaixo.

DrawToolOptions.png

Vamos desenhar alguma coisa como uma montanha irregular para o fundo. Comece a desenhar uma linha pela borda esquerda, em direção ao meio da tela. Tente variar a pressão enquanto você desenha. Pare perto do centro da tela. Este é a sua primeira linha. Perceba que uma nova camada de contorno foi criada no Painel de Camadas.

Creating-shapes-4-draw.png

Coloque o cursor de sua caneta sobre o último manipulador da nova BLine e continue desenhando em direção à borda direita da tela. Quando terminar, olha novamente para o Painel de Camadas. Ainda há apenas uma camada de contorno. o Synfig Studio é esperto o suficiente para perceber que você não precisa de uma nova camada de contorno e estende perfeitamente a última. É possível estender a BLine de ambas as pontas, mas se você começar a desenhar de qualquer outro lugar da tela, uma nova camada será criada. Sua primeira linha continuará selecionada e nada o impede de estendê-la mais tarde.

Voltando a arte. No Painel de Opções de Ferramenta, pressione o botão que o ícone é um baldinho para preencher o contorno que acabamos de criar. Uma camada de preenchimento irá aparecer no topo da camada em que estamos trabalhando no momento. Selecione a camada de contorno e pressione o botão "Mover Camada Acima" no painel de camadas, para colocar o contorno no topo do preenchimento.

Creating-shapes-5-draw.png

Estenda com uma linha, de ambos os lados, até abaixo dos cantos da tela, para o preenchimento aparecer. Ótimo.

Creating-shapes-6-draw.png

Vá em frente e adicione algumas linhas mais no topo da área preenchida para dar uma aparência de montanha. Se os manipuladores marrons estão no seu caminho, você pode escondê-los, clicando no botão "Esconder Manipuladores de Vértices" no topo da janela da tela (o segundo da esquerda para a direita).

Creating-shapes-7-draw.png

Atenção!

Não use o atalho Alt2 para esconder os manipuladores de vértice enquanto usa a Ferramenta Desenhar. Existe um bug que irá fazer com que o Synfig pare de responder.
note end

A Feramenta Desenhar é ótima para desenhar formas complexas, mas você terminará com muitos nós, o que pode ser difícil de manipular com a Ferramenta Transformar da forma que descrevemos anteriormente. Existem duas soluções aqui.

Primeiro, você pode aumentar o valor "Smooth" no Dialogo de Opções de Ferramenta enquanto usa a Ferramenta Desenhar. Isto irá reduzir a contagem de vértices produzidos enquanto desenha, mas sua forma irá perder detalhes.

Segundo, podemos usar Ferramenta Mover Suavemente para deformar a forma existente. Faça isto e clique no botão Ferramenta Mover Suavemente na caixa de ferramentas. O truque desta ferramenta é que ela afeta apenas os manipuladores selecionados. Pressione e segure o botão esquerdo do mouse em um espaço vazio da tela. Arraste para criar uma caixa de seleção. Solte o botão do mouse quando terminar. Ou apenas aperte CtrlA para selecionar todos os manipuladores. Agora é possível deformar os segmentos selecionados da BLine. Você pode mudar o tamanho da área influenciada alterando o "Raio" no Painel de Opções de Ferramenta.

E a espessura do contorno? Para este propósito existe a Ferramenta de Espessura. Ela foi desenhada para aumentar ou diminuir a espessura de uma linha da mesma forma que você faria com uma caneta em um papel. Clique no botão Ferramenta de Espessura na caixa de ferramentas, mova sua caneta sobre a linha que você quer mudar, pressione e mova o cursor varias vezes ao longo da linha, como se tivesse rabiscando algo. A largura do contorno irá aumentar nos lugares que você mexer o cursor. Se você quer diminuir a espessura, apenas segure "Ctrl" enquanto rabisca. Fácil!

Se você não quer que os Manipuladores de Espessura sejam mostrados durante o uso da Ferramenta de Espessura, apenas desligue-os pressionando o botão "Esconder Manipuladores de Espessura" no topo da janela da tela.

Atenção!

Não use o atalho Alt5 para esconder os manipuladores de espessura enquanto usa a Ferramenta de Espessura. Existe um bug que irá fazer com que o Synfig pare de responder.
note end


Outras maneiras de criar BLines

Isso é tudo? Ainda não. Você pode usar as ferramentas Círculo, Retângulo, Estrela e Polígono para criar BLines também. Apenas marque as opções "Create Outline BLine" e "Create Region BLine" no Painel de Opções de Ferramenta enquanto as usa.

Criando figuras geométricas primitivas como BLine permite a você um melhor controle sobre sua forma e aparência. Por exemplo, se você quer uma estrela deformada, então pode usar a Ferramenta Estrela para criá-la como contorno e região de BLine, e então, usar a Ferramenta Transformar para deformá-la.

Agora estamos prontos para o último tutorial desta seção. Não vá embora agora!


Languages Language: 

English • español • français • italiano • português • română • русский • 中文(中国大陆)‎